domingo, 15 de fevereiro de 2015

Experimentando sons


 

  Esta semana irei descrever  a importância que tem os diversos sons emitidos com vários objetos , e como a experimentação dos mesmos faz sons graves e agudos e iremos formar a percepção musical.

  A experimentação de sons produzidos por objetos do cotidiano, associando a alguma música de interesse das crianças, o que resgata a espontaneidade infantil de brincar com som e movimento ,improvisação de instrumentos com objetos.

 


  Vejam no meu blog , um pouquinho mais experimentando sons

 

 


Os sons do corpo

Continuando com o tema das percepções irei abordar os sons do corpo.

 

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explorar diferentes sons a partir dos movimentos corporais para construir uma linguagem musical.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os sons produzidos pelo corpo a partir dos movimentos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade – Explorar os sons do corpo a partir da contação de história.

1º Momento- A professora conta a história “Tum Tum Tum: Um barulho do corpo” de Liliana Iacocca, que retrata sobre os sons que o corpo pode produzir. Depois retoma as percepções das crianças sobre a história e reconta com a participação delas, que imaginam os sons da história e reproduzem com seus corpos.



 

Uma outra sugestão de histórias seria "Plic, Plic, Plic:Um barulho da chuva" e Fom, fom, fom: Um barulho da cidade", de Liliana Iacocca.A partir dessas histórias a professora  planeja e monta uma dramatização com as crianças fazendo uma sonoplastia.Incentivá-las a produzirem sons com o corpo, parecidos com os sons da natureza e da cidade. (Chuva, vento, trovão, buzina de carro, freio, apito de guarda de transito, sirene, entre outros).







 

 

Avaliação

Avaliar a criatividade das crianças no que diz respeito à interpretação da história  e a produçãode sons com o corpo.

 Vale a pena ver o  vídeo Sucata como experimentação artística , no youtube

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários:

  1. Egle, maravilhoso seu blog.
    Trabalhar como iniciação musical ficará muito mais fácil agora.
    As experimentações com sucata educam o ouvido das crianças para o trabalho com a música, tornam possível a referência do som com instrumentos musicais,criação de ritmos,etc.
    Trago como sugestão o livro: "Música na educação infantil"- Teca Alencar de Brito, da editora Peirópolis.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Egle, amei seu blog! Os vídeos, a estética, a organização, o tema tudo muito adequado, muito bem projetado! E, as sugestões dos livros da Liliana vou já procurar... obrigada! Congratulações!

    ResponderExcluir
  3. Ola Egle, parabéns pelo seu blog, está bem profissional...o conteúdo é muito interessante mesmo para quem não é da educação infantil. Sua gravação em vídeo com sons produzidos por sucata foi bem criativa.

    ResponderExcluir